Significado de HTTPS

O que é HTTPS:

HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure, que em português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”.

Atualmente, esta é a versão mais segura do protocolo de transferência de dados entre redes de computadores na internet, pois faz a encriptação dos dados fornecidos, requer a autenticação dos servidores, entre outras ferramentas que garantam a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário.

O HTTPS é a combinação dos protocolos HTTP e SSL (Secure Sockets Layers, em inglês).

Saiba mais sobre o significado do HTTP.

Este protocolo aparece antes do endereço eletrônico do site que o usuário deseja acessar (URL), garantindo que se trata de uma conexão de dados segura entre o computador do usuário e os servidores que abrigam os sites acessados.

Os sites que são acessados a partir de um protocolo de transferência de hipertexto seguro, aparecem com o código “https://” antes do URL.

Descubra mais sobre o significado de URL.

A principal diferença entre um protocolo HTTP e o HTTPS está justamente na comunicação criptografada deste último, que ajuda a evitar possíveis tentativas de roubo de informações durante a transmissão dos dados entre o computador do usuário e os servidores dos sites.

No entanto, as conexões HTTPS não são totalmente seguras, sendo necessário a presença de softwares de Internet Security instalados no computador, além de ficar sempre atento a suspeitas de conexões duvidosas.

Ver também o significado de WWW

Data de atualização: 27/09/2015. O significado de HTTPS está nas categorias: Tecnologia, Siglas