Significado de Ibidem

O que é Ibidem:

Ibidem é a forma de referenciar uma obra já citada antes naquela página do texto.

É um termo em latim que quer dizer no mesmo lugar, e é usado como referência bibliográfica no Brasil, junto de outras expressões latinas como idem e apud.

De acordo com a Associação Brasileira das Normas Técnicas, a ABNT, o termo ibidem substitui a citação de obra e página citado anteriormente na mesma página do texto científico.

Pelas regras da ABNT, a primeira citação de um autor e obra deve apresentar a referência completa. As referências posteriores são substituídas por expressões latinas, para evitar a repetição.

O Ibidem é utilizado nas notas de rodapé em substituição ao nome da obra, quando esta já foi anteriormente citada e só muda a página de referência.

Exemplo:

1 BAUMAN, 2001. p.36.

2 Ibidem, p.49. (ou Ibid., p. 49)

Ibid é a abreviação de Ibidem.

Idem e Ibidem

Idem também é um vocábulo latino utilizado em referências bibliográficas. Idem quer dizer "o mesmo", e é utilizado para citar o mesmo autor previamente mencionado e assim evitar repetição.

Enquanto o Ibidem quer dizer no mesmo lugar, ou seja, no mesmo livro ou mesma página.

Então o uso de idem e ibidem simultaneamente nas referências é redundante, pois o ibidem já pressupõe que é o mesmo autor, já que se trata da mesma obra.

Veja também o significado de Idem.

Data de atualização: 16/09/2016.