Significado de Ibovespa

O que é Ibovespa:

Ibovespa é a sigla de Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, e é um indicador de desempenho das ações negociadas na Bovespa. A Bovespa é a maior bolsa de valores da América Latina, e trabalha também com renda fixa, além de ações.

Ibovespa é um indicador muito importante no mercado financeiro, pois é ele que mede o desempenho médio das cotações de ações, e o índice se dá pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses. As cotações das ações negociadas são calculadas durante o pregão, que é o horário de negócios e depois são pontuadas no Ibovespa, e a pontuação do dia pode ser positiva ou negativa.

A Bovespa, foi fundada em 1890, e era inicialmente vinculada ao Governo, em especial às secretarias de finanças dos governos estaduais e os corretores da bolsa eram nomeados pelo poder público. Com a reforma do sistema financeiro, na década de 60, a Ibovespa acabou tornando-se uma entidade auto-reguladora, e opera apenas com a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Na Bovespa são negociadas ações de mais de 500 empresas de capital aberto, por exemplo, Vale do Rio Doce, Ambev, Gerdau, Petrobrás, e muitas outras.

Data de atualização: 02/12/2011.