Significado de Icterícia

O que é Icterícia:

Icterícia é uma condição que causa uma coloração amarelada da pele (xantocromia), das mucosas, da urina e das secreções corporais, devido à passagem da bilirrubina do sangue para tecidos e urina. Não se trata de uma doença, mas de um sinal para o qual podem existir várias causas.

A palavra "icterícia" significa amarelo ou amarelado e tem origem no latim icterus, que, por sua vez, tem origem no radical grego ikteros.

A icterícia é visível em primeiro lugar nas escleróticas oculares (membrana fibrosa externa do globo ocular, que constitui o envoltório resistente do olho, o branco do olho).

A icterícia pode ser causada por diversas doenças hepáticas, infecções e intoxicações, estase nas vias biliares ou aumento da destruição dos glóbulos vermelhos (icterícia hemolítica).

A icterícia epidêmica está ligada à hepatite epidêmica, que é causada por um vírus transmissível (vírus da hepatite). Outras doenças infecciosas como a febre-amarela, a doença de Weil, a malária, cursam também com a icterícia.

O tratamento da icterícia pode ser feito através de medicamentos, da dietética ou da fototerapia.

Icterícia Neonatal

Também conhecida como amarelão, a icterícia neonatal consiste no excesso de bilirrubina na corrente sanguínea de um bebê, deixando o recém-nascido com uma coloração amarelada.

A icterícia neonatal é bastante comum, sendo que acontece em quase 80% dos bebês e aparece por volta do décimo dia depois do nascimento.

Para combater a icterícia, é aconselhável que o bebê tome banhos de sol, de manhã bem cedo ou no fim da tarde, alturas em que o sol não é prejudicial. Nos casos mais graves, o bebê pode ter que ser submetido à fototerapia.

Icterícia Obstrutiva

A icterícia obstrutiva, também conhecida como icterícia pós-hepática, é causada por distúrbio no sistema biliar, onde ocorre uma falha na drenagem da bílis. As causas mais frequentes são os cálculos biliares e o câncer de pâncreas.

Um tipo particular de icterícia obstrutiva é causado pela obstrução das vias biliares devido a tumores ou cálculos encravados. Neste caso não há compostos de bilirrubina nas fezes e estas adquirem uma cor cinzenta-esbranquiçada. Nas icterícias obstrutivas está indicada a intervenção cirúrgica.

Data de atualização: 15/10/2014.