Significado de Ideograma

O que é um Ideograma:

Ideograma é um símbolo gráfico utilizado no sistema de escrita ideográfico, onde cada elemento pode representar um objeto, uma ideia ou um conceito abstrato.

Os ideogramas formavam o sistema de escrita de várias civilizações antigas, como a egípcia (os hieróglifos) e a maia, antes do surgimento dos primeiros alfabetos. Atualmente, os símbolos ideográficos ainda compõem determinados tipos de escrita do idioma chinês e japonês, por exemplo.

Ao contrário do sistema de escrita silabário, os ideogramas não são linguísticos, pois não exprime um som ou letra em específico, mas sim a ideia de algo. Os símbolos matemáticos são exemplos de ideogramas, pois os elementos gráficos em si representam a ideia a ser transmitida.

Saiba mais sobre o significado de Hieróglifo.

Ideograma japonês e chinês

Os idiomas japonês e chinês são exemplos contemporâneos da utilização dos ideogramas como forma de escrita.

Na língua japonesa, os ideogramas são conhecidos por Kanjis, utilizados para representar diretamente uma ideia concreta ou abstrata. São produzidos a partir de elementos pictográficos, sendo que a pessoa deve aprender aproximadamente 2.140 Kanjis para estar apto a ser alfabetizado no Japão. Os japoneses ainda utilizam outros dois alfabetos básicos: Katakanae o Hiragana.

No idioma chinês (o mandarim), os ideogramas (também chamados de logogramas ou sinogramas) levam o nome de Hànzi.

Saiba mais sobre o significado de alfabetos.

Data de atualização: 07/02/2019.