Significado de IGP-M

O que é o IGP-M:

IGP-M é uma sigla que significa Índice Geral de Preços do Mercado. Este índice é um dos medidores mais usados para acompanhar as variações de preços e para medir a inflação

São incluídos nos preços avaliados pelo índice diversos tipos de produtos e serviços oferecidos no mercado, desde as matérias-primas para indústria até o preço final dos itens oferecidos aos consumidores.

Como é calculado o IGP-M?

O IGP-M é contabilizado mensalmente e a responsabilidade pelo cálculo mensal do índice é da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para que seja calculado é preciso que os preços do mercado sejam acompanhados mês a mês, fazendo-se um acompanhamento da subida e da queda dos valores dos produtos e serviços oferecidos.

A verificação dos preços é feita com base no mês de referência, que é determinado a partir do dia 21 de um mês até o dia 20 do mês seguinte.

São exemplos de preços que são analisados para cálculo do IGP-M:

  • matérias-primas para confecção de produtos da indústria,
  • itens agrícolas,
  • alimentos,
  • gastos com educação,
  • peças de vestuário,
  • gastos com saúde,
  • valores de passagens de transporte público.

O que é inflação?

A inflação corresponde à taxa de variação sofrida pelos preços dos produtos e serviços que estão disponíveis para venda no mercado. 

Quando é verificado que houve um aumento nos preços existe um registro de inflação. Caso ocorra o contrário e os preços tenham registrado queda, há uma deflação.

Para que serve o IGP-M?

O cálculo do IGP-M é usado para acompanhar o crescimento ou a queda da inflação. É importante para avaliar se o real está em um momento econômico de valorização ou de desvalorização. Isto significa que, caso a inflação tenha aumentado, o real "vale menos", pois o dinheiro fica com menos poder de compra em relação a outros períodos com menor inflação.

Mas o índice também tem outras utilizações. O IGP-M é usado como base para o cálculo para a atualização de contratos de aluguéis ou de fornecimento de serviços. Por exemplo: para fazer a atualização (correção) anual dos valores de contratos de aluguel de imóveis ou das tarifas de cobrança de água e luz.

O IGP-M também pode ser usado por pessoas que fazem investimentos financeiros. Ao acompanhar o índice é possível diminuir os riscos de perda financeira e decidir o momento mais adequado para fazer determinados investimentos.

O que é o IGP-M acumulado?

O IGP-M acumulado é a média dos valores do índice no período de um ano. Também é chamado de IGP-M anual e é utilizado para fazer as correções nos valores de contratos que são atualizados uma vez por ano.

Veja o IGP-M acumulado dos últimos anos:

AnoIGP-M acumulado
20089,81%
2009-1,71%
201011,32%
20115,10%
20127,81%
20135,52%
20143,67%
201510,54%
20167,19%
2017-0,53%

Leia mais sobre o significado de Inflação.

Data de atualização: 26/11/2018. O significado de IGP-M está na categoria: Siglas