Significado de Iídiche

O que é Iídiche:

Iídiche ou ídiche é uma língua de origem indo-europeia, pertencente ao subgrupo dos idiomas germânicos, falada predominantemente pelos judeus da Europa Central e Europa Oriental.

O iídiche é um dialeto falado principalmente entre comunidades judaicas da Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Bélgica, França, Lituânia, Brasil, Ucrânia, Rússia e Canadá.

Estima-se que no total existam aproximadamente 3,2 milhões de falantes do idioma iídiche em todo o mundo, principalmente entre os judeus ultraortodoxos e os judeus seculares.

Saiba mais sobre o significado de Ortodoxo.

O iídiche também é conhecido por ser a língua dos judeus seguidores da cultura asquenazim, que se viviam principalmente na região da Europa Oriental e que, a partir do Holocausto, se espalharam por todo o mundo.

Ver mais sobre o significado do Holocausto.

A composição do idioma iídiche é diversificada, formada principalmente pela base fonética da língua germânica e pelo hebraico e aramaico pós-clássico (usado no alfabeto e na representação escrita).

De forma bem simples, o iídiche costuma ser considerado o idioma germânico escrito em hebraico.

O iídiche ainda mistura vários outros dialetos, como o eslavo, o polonês, o ucraniano e o russo.

Este idioma surgiu entre o século X e XI, entre os judeus que viviam na fronteira entre a França e a Alemanha. Estes criaram um novo dialeto para evitar que os cristãos da época pudessem compreendê-los.

Outra característica peculiar do idioma iídiche é o sentido do modo da escrita e leitura: da direita para a esquerda, conhecido como “escrita sinistrorsa”.

O significado de Iídiche está na categoria: Geral