Significado de Imaculada

O que é Imaculada:

Imaculada é aquela que não tem máculas, que não é manchada. O termo é utilizado pela Fé Católica para se referir à uma imagem específica da Virgem Maria, a Imaculada Conceição.​

A palavra imaculada é um substantivo formado a partir do termo mácula, que significa mancha, acrescido do prefixo "i" que marca uma negativa do termo que se anexa depois. A palavra em português mácula vem do latim de mesma escrita, macula

Saiba mais sobre o significado de Mácula.

No Nordeste brasileiro, a palavra Imaculada também pode significar cachaça, como um sinônimo do termo "pura" e seus derivados, que igualmente se usa em outras regiões do país para designar a bebida.

Imaculada Conceição

A Imaculada Conceição é um dogma da Igreja Católica que coloca a Virgem Maria enquanto "cheia de graça" e livre do pecado original. Para isto, a sua concepção também teria sido abençoada, não apenas a do seu filho Jesus Cristo, o filho de Deus.

A ausência do pecado original é na verdade a não relação entre os pais de Maria no momento da sua criação. Isto a torna uma benção divina e Imaculada, pois sua vida não foi iniciada da mancha, da mácula.

A expressão "Imaculada Conceição" significa exatamente aquela que foi concebida sem manchas, e é usada como um título anexado ao nome de Nossa Senhora.

O significado de Imaculada está nas categorias: Geral, Religião