Significado de IMC

Dra. Juliana Guimarães
Revisão por Dra. Juliana GuimarãesEnfermeira Doutorada em Saúde Pública

O que é IMC:

IMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do peso de cada pessoa, sendo uma relação entre a massa da pessoa e a sua altura ao quadrado.

A partir desse cálculo é possível avaliar se a pessoa está com um peso ideal ou se está abaixo ou acima do peso. Tanto níveis abaixo, como níveis acima do peso ideal, podem oferecer riscos à saúde do indivíduo.

Esta é uma medida de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). É um cálculo simples para avaliar o peso, porém não mede diretamente a gordura corporal, já que não contempla a massa magra, massa gorda, líquidos e a estrutura óssea da pessoa em questão.

Como calcular o IMC?

Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros (m).

imc

Vejamos um exemplo de cálculo do IMC:

  • Uma pessoa que pesa 58 kg e mede 1,65 metros:

IMC = 58 / 1,65 x 165

IMC = 24,1

Observando a tabela abaixo, constata-se que essa pessoa está dentro da faixa do peso ideal, mas está próxima da seguinte faixa, onde seria considerada acima do peso.

Tabela do IMC

Classificação IMC(kg/m2)
Muito abaixo do peso Menor que 18,5
Normal 18,5 - 24,9
Acima do peso 25 - 29,9
Obesidade grau I 30 - 34,9
Obesidade grau II 35 - 39,9
Obesidade grau III Maior que 40

Por que é importante saber o peso ideal?

Ainda que não diferencie a massa magra da massa gordurosa, o IMC é um teste rápido e prático que pode dar indícios sobre a saúde dos indivíduos.

Quando a pessoa está abaixo do peso ideal, pode ser um indício de desnutrição. Uma pessoa pode estar desnutrida devido a alguma doença ou por uma alimentação insuficiente, por exemplo.

Quando a pessoa está acima do peso ideal, é provável que haja excesso de gordura no organismo, o que eleva o risco de problemas de saúde, como obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol, infarto e diabetes.

O excesso de gordura pode ser causado pelo sedentarismo e também por uma alimentação inadequada.

O índice de Massa Corporal deve ser mantido entre 18,5 e 24,9, mas apenas essa informação não é suficiente para avaliar a saúde de uma pessoa. É preciso consultar profissionais da saúde para que façam um diagnóstico completo.

Limitações do índice IMC

O índice IMC não é válido em todos os casos. Para crianças, idosos, gestantes e pessoas muito musculosas, a avaliação do peso ideal deve ser feita considerando as especificidades dos organismos nessas situações.

  • Crianças: o índice de gordura varia conforme os anos. Assim, é necessário que a avaliação considere os índices conforme a faixa etária;
  • Idosos: os idosos têm uma proporção diferente de massa magra e gordura corporal devido à perda natural dos músculos, o que deve ser considerado na definição de seu peso ideal;
  • Gestantes: como o peso do bebê não é considerado no cálculo do IMC, uma gestante poderia ser considerada acima do peso ideal com a simples aplicação desse índice;
  • Pessoa muito musculosa: como o teste não diferencia o tecido adiposo do tecido muscular, uma pessoa com muito músculo poderia ter o resultado de IMC semelhante ao de uma pessoa obesa.

Veja também os significados de sedentarismo, obesidade e hipertensão.

Data de atualização: 15/11/2019.

Dra. Juliana Guimarães
Revisão por Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-Doutorada em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. COREN 109692