Significado de Imolar

O que é Imolar:

Imolar significa o ato de matar ou morrer como forma de sacrifício ao que é considerado divino e sagrado.

As imolações (sacrifícios) eram amplamente praticadas entre a maioria das sociedades antigas como forma de agradar aos seus deuses.

Estes sacrifícios podiam ser de animais ou seres humanos, que eram imolados, em muitas ocasiões, voluntariamente.

O Antiga Testamento da Bíblia Cristã, por exemplo, narra muitos episódios em que Deus, supostamente, ordenava aos seus fiéis que fossem imolados cordeiros e outros animais em sua homenagem.

Algumas das antigas civilizações que habitavam o atual continente americano também realizavam rituais para imolar algumas pessoas em dedicatória aos seus deuses.

Atualmente, a pratica de imolar como forma de sacrifício divino é mais rara, porém continua a existir em algumas ramificações ortodoxas de doutrinas religiosas.

Saiba mais sobre o significado de Ortodoxo.

O verbo imolar também pode ser utilizado no sentido de “matar” ou “assassinar”, sem estar relacionado com um contexto religioso.

Exemplo: “A guerra foi responsável por imolar milhares de vítimas”.

No seu sentido figurado, imolar ainda pode se referir ao sacrifício não-carnal, como por exemplo a ação de abdicar de algum conforto ou benefício como forma de satisfazer uma vontade ou desejo alheio.

Exemplo: “A imolação foi feita em favor dos desabrigados”.

No entanto, imolar também pode estar relacionado com o ato de originar danos ou prejuízos para alguém, de acordo com o contexto em que este termo foi empregado.

Ver também: o significado de Ritual.

Publicado em