Significado de Implementar

O que é Implementar:

Implementar é um verbo transitivo que significa executar, efetuar ou completar.

O ato de implementar implica conseguir uma ou mais condições para a execução de alguma coisa.

No âmbito da informática, implementar significa instalar ou usar um determinado programa informático com a intenção de cumprir algum objetivo.

A palavra implementar é considerada um neologismo, porque tem origem no inglês implement. Ex: He had a lot of good ideas for his business, but unfortenately he had no money to implement them. - Ele tinha muitas idéias boas para o seu negócio, mas infelizmente ele não tinha dinheiro para implementá-las.

Implementar e implantar

Existe uma dúvida frequente relativamente à utilização da palavra implementar e implantar. As duas palavras estão corretas e em alguns casos são usadas como sinônimos. No entanto, as duas palavras transmitem ideias distintas.

Estes dois termos costumam ser usados no âmbito empresarial, para descrever processos e projetos. Nestes casos, o verbo implementar significa pôr em prática algum plano, indicando a ação de executar. O verbo implantar significa estabelecer ou inaugurar, o que remete para a ideia de iniciar.

No contexto jurídico, as leis passam pelo processo de implantação e implementação, sendo que a implantação remete para a teorização, redação e outros processos até ser publicada em Diário Oficial. A implementação de uma lei só pode acontecer depois da sua implantação e significa os esforços para que a lei seja cumprida (sensibilização através de campanhas, ficalização, etc.).

Data de atualização: 13/01/2014.