Significado de Imunidade

O que é Imunidade:

Imunidade é a resistência ou proteção contra algo, normalmente relacionada com doenças e infecções que podem atacar o organismo de um ser vivo. Assim, a imunidade consiste num conjunto de mecanismos que defendem o corpo de agentes infecciosos invasores.

Com a baixa imunidade do organismo, a pessoa fica predisposta ao “ataque” de vírus e bactérias que podem provocar diversas doenças. Por este motivo, é importante manter uma alimentação saudável e diversificada para evitar a queda do sistema imunitário.

Para aumentar a imunidade ou mantê-la controlada é aconselhável a ingestão de todas as vitaminas e minerais básicos para o funcionamento das células e funções corporais, inclusive os linfócitos (também conhecidos por glóbulos brancos), que fazem parte da defesa do organismo.

Além dos alimentos que aumentam a imunidade, como os ricos em proteínas, minerais, carboidratos e lipídios, outros hábitos considerados saudáveis são importantes para o aumento ou manutenção de uma boa imunidade:

  • dormir bem (pelo menos 8 horas por dia); 
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas e drogas; 
  • ter uma boa higienização diária (tomar banho, escovar os dentes e etc);
  • evitar o estresse prolongado;
  • a falta de exercício físico, assim como o excesso de atividades físicas, por exemplo.

Imunidade inata e Imunidade adquirida

A imunidade humana pode ser inata, ou seja, aquela resistência que é natural do indivíduo, ou adquirida, normalmente através de vacinas, e por meio do contato com os próprios agentes infecciosos (micróbios e vírus) ou tóxicos (como venenos, por exemplo).

Na imunidade adquirida, o organismo infectado produz anticorpos específicos para a toxina do microrganismo invasor. Assim, caso o mesmo agente volte a atacar, o organismo já estará preparado para neutralizar e evitar a infecção, por exemplo.

Existem algumas doenças imunodeficientes, ou seja, que atacam diretamente o sistema imunitário da pessoa. O HIV é um exemplo de vírus que afeta a imunidade humana, responsável por ser o causador da AIDS.

Em alguns casos, as pessoas podem nascer com baixa resistência devido a complicações genéticas no seu sistema imune. Nestes casos, o acompanhamento regular com um médico é indispensável, além da ingestão de medicamentos que possam compensar a falta de substâncias que ajudariam no correto funcionamento da defesa do organismo.

Ver também: significado de Imunização.

Etimologicamente, a palavra “imunidade” se originou a partir do latim immunitas, que quer dizer “isenção”, “dispensa” e “desobrigação”, neste caso referente aos encargos ou impostos, por exemplo.

Partindo deste significado, a imunidade ainda pode representar os privilégios de determinado grupo ou cargo, como a isenção do pagamento de impostos ou de encargos fiscais, por exemplo.

Imunidade parlamentar

É um direito garantido dos membros do Poder Legislativo, para que possam exercer as suas funções sem abusos ou violações do Poder Executivo ou Judiciário. Assim, os legisladores podem ter a liberdade de agir, em concordância com suas atividades, sem correrem o risco de serem processados judicialmente, por exemplo.

Saiba mais sobre imunidade parlamentar.

O significado de Imunidade está na categoria: Medicina