Significado de In vitro

O que é In vitro:

In vitro é uma expressão em latim que significa “em vidro” na língua portuguesa.

Esta expressão é normalmente utilizada no âmbito da medicina, para categorizar os fenômenos que são observados fora do organismo de um ser vivo.

Por norma, as analises e observações destes fenômenos ocorrem nos chamados tubos de ensaio, onde os cientistas, médicos e pesquisadores conseguem estudar os processos de desenvolvimento de materiais orgânicos.

Fertilização in vitro

A definição da técnica in vitro ganhou popularidade a partir das fertilizações in vitro, também conhecidas como “reproduções assistidas” ou “inseminações in vitro.

Esta técnica consiste na fertilização de um óvulo com um espermatozoide em laboratório.

Após a fecundação, o zigoto que começa a se desenvolver é colocado no útero materno, para que possa continuar o seu crescimento saudável.

Descubra mais sobre o significado de zigoto.

No Brasil, este tipo de técnica também recebe o nome de “bebê de proveta”.

A fertilização in vitro é muito útil quando os casais desejam ter um filho, mas devido a problemas ou restrições em seus organismos, não conseguem provocar uma fecundação através do ato sexual.

Como alternativa, os casais homoafetivos que desejam ter filhos também podem recorrer à técnica de fertilização in vitro.

Saiba mais sobre o significado de Inseminação artificial.

In vitro e In vivo

Ao contrário da definição de in vitro, que se refere ao que é feito fora de um organismo vivo, a expressão latina in vivo – que significa “dentro do vivo”, em português – consiste nos processos realizados dentro de um ser vivo.

No campo da ciência, as experiências in vivo são todas aquelas feitas dentro de um organismo vivo e em funcionamento.

Ver também o significado de fecundação.

Data de atualização: 25/08/2015.