Significado de Inadimplência

O que é Inadimplência:

Inadimplência consiste na falta de cumprimento de uma obrigação, principalmente de teor financeiro. Se configura quando alguém não cumpre com um compromisso previamente estabelecido.

No âmbito jurídico, classifica-se determinada pessoa como inadimplente quando esta não cumpre ou executa a sua responsabilidade financeira que está prevista num contrato, seja a sua totalidade ou parte desta.

Quando uma pessoa compra um produto e faz o pagamento em prestações, ela se compromete em pagar mensalmente uma quantia determinada até quitar o valor total do bem que adquiriu. Caso o comprador não faça o pagamento até a uma data estipulada, ele passa a ser classificado como em estado de inadimplência

Os inadimplentes ficam impossibilitados de conseguir aprovações de empréstimos em bancos ou financiamentos, por exemplo, devido ao fato de não possuirem condições financeiras para honrar com seus compromissos.

Alguns dos principais sinônimos de inadimplência são: inadimplemento, incumprimento, descumprimento, inexecução, insolvência e insolvabilidade.

Inadimplência no Brasil

No Brasil, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor é responsável por registrar mensalmente todas as pessoas físicas que apresentam estado de incumprimento de suas obrigações de pagamento de dívidas.

Saiba mais sobre o significado do Serasa.

Data de atualização: 15/05/2017. O significado de Inadimplência está na categoria: Língua Portuguesa