Significado de Inbound marketing

O que é o Inbound marketing:

Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo a atração voluntária de clientes potenciais para a empresa.

Também conhecido como Marketing de Atração ou Novo Marketing, este conjunto de estratégias é baseado na ideia de criação e compartilhamento de conteúdos voltados para um público-alvo específico, onde seja possível conquistar a permissão para se comunicar com estes de maneira mais direta.

Em linhas gerais, o inbound marketing busca atrair a atenção de clientes em potencial, através do compartilhamento de conteúdos que atendam às necessidades destas pessoas, gerando assim uma espécie de relacionamento entre estes clientes e a empresa.

Estes conteúdos também possuem a finalidade de educar os clientes e os potenciais clientes sobre o segmento da empresa, transformando-a em uma referência e uma influência no mercado.

O inbound marketing atua principalmente dentro de três pilares fundamentais: Estratégia em Redes Sociais, Marketing de Conteúdo e SEO.

Entretanto, suas ações não se restringem somente a estes pilares somente, podendo ser feita da maneira que a empresa achar adequada, prática e eficiente.

A principal diferença do inbound marketing para o marketing tradicional (outbound marketing) é que, no marketing tradicional, o cliente procurava a empresa. Agora, a empresa é que procura o cliente. Veja abaixo a diferença entre eles:

Inbound MarketingMarketing Tradicional (Outbound)
Ele é mais permissivo, dando mais liberdade para o cliente poder acessar o conteúdoEle é mais invasivo, tendo como objetivo principal atrair a atenção do cliente
Realiza uma comunicação de mão dupla com o cliente, permitindo mais interaçãoA comunicação é sempre unilateral, não havendo a possibilidade de feedbacks sobre o produto
O conteúdo é baseado nas necessidades dos clientes, utilizando uma linguagem que seja mais atraente e envolva mais as pessoasAs mensagens nem sempre apresentam um conteúdo que engaje as pessoas
É possível acompanhar os resultados em tempo real e atuar realizando as modificações necessáriasA mensuração dos resultados é baseada na revisão da estratégia, não havendo a possibilidade de uma ação imediata

Veja mais sobre o significado de Marketing Digital e SEO.

Estratégia do inbound marketing

A estratégia do inbound marketing combina então a criação de conteúdo com estratégias tradicionais de marketing, baseando em quatro ações metodológicas principais:

  • Atrair o tráfego de visitantes para os veículos de comunicação da empresa;
  • Converter estes visitantes em leitores;
  • Transformar estes leitores em clientes;
  • Tornar os clientes promotores da empresa.

Todas estas etapas são realizadas através de ações integradas como blogs, mídias sociais, e-mail marketing, entre outras.

Elas são monitoradas através de ferramentas de análise específicas, como forma de poder mensurar e analisar os resultados, além de aprimorar as táticas continuamente.

Veja mais sobre Marketing e Marketing de Relacionamento.

Data de atualização: 23/01/2018. O significado de Inbound marketing está na categoria: Geral