Significado de Inbound marketing
O que é o Inbound marketing:
Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo a atração voluntária de clientes potenciais para a empresa.
Também conhecido como Marketing de Atração ou Novo Marketing, este conjunto de estratégias é baseado na ideia de criação e compartilhamento de conteúdos voltados para um público-alvo específico, onde seja possível conquistar a permissão para se comunicar com estes de maneira mais direta.
Em linhas gerais, o inbound marketing busca atrair a atenção de clientes em potencial, através do compartilhamento de conteúdos que atendam às necessidades destas pessoas, gerando assim uma espécie de relacionamento entre estes clientes e a empresa.
Estes conteúdos também possuem a finalidade de educar os clientes e os potenciais clientes sobre o segmento da empresa, transformando-a em uma referência e uma influência no mercado.
O inbound marketing atua principalmente dentro de três pilares fundamentais: Estratégia em Redes Sociais, Marketing de Conteúdo e SEO.
Entretanto, suas ações não se restringem somente a estes pilares somente, podendo ser feita da maneira que a empresa achar adequada, prática e eficiente.
A principal diferença do inbound marketing para o marketing tradicional (outbound marketing) é que, no marketing tradicional, o cliente procurava a empresa. Agora, a empresa é que procura o cliente. Veja abaixo a diferença entre eles:
Inbound Marketing | Marketing Tradicional (Outbound) |
---|---|
Ele é mais permissivo, dando mais liberdade para o cliente poder acessar o conteúdo | Ele é mais invasivo, tendo como objetivo principal atrair a atenção do cliente |
Realiza uma comunicação de mão dupla com o cliente, permitindo mais interação | A comunicação é sempre unilateral, não havendo a possibilidade de feedbacks sobre o produto |
O conteúdo é baseado nas necessidades dos clientes, utilizando uma linguagem que seja mais atraente e envolva mais as pessoas | As mensagens nem sempre apresentam um conteúdo que engaje as pessoas |
É possível acompanhar os resultados em tempo real e atuar realizando as modificações necessárias | A mensuração dos resultados é baseada na revisão da estratégia, não havendo a possibilidade de uma ação imediata |
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Estratégia do inbound marketing
A estratégia do inbound marketing combina então a criação de conteúdo com estratégias tradicionais de marketing, baseando em quatro ações metodológicas principais:
- Atrair o tráfego de visitantes para os veículos de comunicação da empresa;
- Converter estes visitantes em leitores;
- Transformar estes leitores em clientes;
- Tornar os clientes promotores da empresa.
Todas estas etapas são realizadas através de ações integradas como blogs, mídias sociais, e-mail marketing, entre outras.
Elas são monitoradas através de ferramentas de análise específicas, como forma de poder mensurar e analisar os resultados, além de aprimorar as táticas continuamente.
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Data de atualização: 23/01/2018.