Significado de Incipiente

O que é Incipiente:

Incipiente é um adjetivo que qualifica algo ou alguma coisa que está no início de um processo, ou seja, que é de natureza inicial.

Este termo costuma ser usado para identificar o estágio de inicial determinado processo ou ciclo, ou seja, algo que se encontra no estado de incipiência.

No contexto médico, por exemplo, é comum o uso da expressão gravidez incipiente para se referir ao período que engloba os primeiros dias e semanas da gestação.

Etimologicamente, a palavra “incipiente” se originou a partir do latim incipere, que quer dizer “começar” ou “dar princípio”.

Entre alguns dos principais sinônimos de incipiente, destaca-se: nascente, inaugural, embrionário e principiante.

Incipiente e insipiente

Ambas as palavras são classificadas como homônimos homófonos e heterógrafos, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas com a grafia diferente.

Incipiente e insipiente também apresentam significados totalmente distintos. A palavra “incipiente” (com a letra “c”), como visto, está relacionada com aquilo que se inicia, pois deriva do latim incipere, que quer dizer “começar” ou “princípio”.

Por outro lado, o termo “insipiente” (com a letra “s”) se originou a partir do latim sapere, que significa “ter gosto” ou “saber”. O prefixo “in” atribui um sentido de negação a palavra, assim, insipiente está relacionado com o “não saber”, um adjetivo que caracteriza algo ou alguém como "não sapiente", “sem juízo”, “ignorante” e “tolo”.

Saiba mais sobre o significado de insipiente.

Data de atualização: 23/08/2016.