Significado da Inclusão escolar

O que é a Inclusão escolar:

Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação, seja de gênero, religião, etnia, religião, classe social, condições físicas e psicológicas, etc.

Atualmente, o principal foco da inclusão escolar são as crianças e jovens portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), que normalmente apresentam algum tipo de deficiência física ou psicológica. 

A inclusão escolar prevê a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em classes de aula regulares, compartilhando as mesmas esperiências e aprendizados com os estudantes que não apresentam NEE, por exemplo. 

Neste caso, no entanto, as escolas precisam estar preparadas para dar o suporte necessário para esses alunos, seja na infraestrutura da instituição (rampas, sinais, elevadores, etc) e, principalmente, na capacitação de profissionais de ensino para este tipo de acompanhamento. É função do educador estar preparado para educar os mais diferentes tipos de indivíduos.

Negar o ensino para crianças e jovens por qualquer que seja o motivo é crime, assim como também é ilegal segregar os alunos em grupos que se diferenciem dos demais estudantes. A inclusão escolar - como o próprio nome sugere - visa a integração de todos, sem distinções e separações.

Aliás, o artigo 208 de Constituição Federal de 1988 diz que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino". O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também assegura esse direito de todos os jovens.

Ver também: significado de Inclusão social.

O significado da Inclusão escolar está na categoria: Geral