Significado de Indie

O que é Indie:

Indie é uma abreviação do termo em inglês independent, que significa “independente”, em português, e remete ao produto ou estilo cultural que foge às grandes massas, produções, empresas ou distribuições.

O produto, cultura ou arte indie é desenvolvido a partir de um projeto independente, como o próprio nome sugestiona.

Esses conteúdos não são produzidos ou destinados para as grandes massas de consumo, mas sim apenas para pequenos e seletos grupos de apreciadores de determinado tema ou assunto, por exemplo.

Um exemplo de produção indie é o cinema. O “cinema independente” ou cinema indie são os filmes produzidos por pequenas empresas, com baixo orçamento e que não conseguem entrar nos circuitos comerciais de divulgação.

As produções indie são apreciadas, normalmente, por intelectuais ou grupos conhecidos por undergrounds, ou seja, aqueles que procuram e apreciam produções e produtos que não são de conhecimento popular, ou que fogem dos padrões normais da sociedade contemporânea.

Saiba mais sobre o significado de underground.

Estilo indie

O estilo indie surgiu em meados da década de 1990, impulsionado pelo movimento do indie rock.

O estereótipo do indie não está relacionado propriamente com um visual (não que não exista), mas sim por atitudes, preferências e comportamentos.

O indie busca não se importar com o que as pessoas falam ou pensam sobre ele, apreciando as coisas que gosta.

Outra regra do estilo indie, talvez a principal, é gostar e apreciar as coisas que são negligenciadas, ou seja, esquecidas pelo grande público ou os mais recentes lançamentos. Tudo aquilo que, ainda, não passou para o mainstream.

Saiba mais sobre o significado de mainstream.

Indie rock

O indie rock é um gênero musical que surgiu em meados da década de 1980 e caracteriza-se, principalmente, por serem bandas de punk rock, rock e pop que não possuem produtores ou meios de entrar para a indústria comercial.

Com o advento da internet, ficou mais fácil a disseminação das bandas de indie rock, que podiam agir de modo independente (com resultados bastante positivos) na hora de divulgar os seus trabalhos para o público.

Também ficou mais acessível ao público o descobrimento de novas bandas e demais trabalhos independentes, gerando um “boom” no interesse pela cultura indie.

Entre algumas bandas consideradas indie mais conhecidas, destacam-se: Belle & Sebastian, Arctic Monkeys, Radiohead, Camera Obscura, Yo La Tengo, The Killers, entre vários outros.

Ver também o significado de hipster.

Data de atualização: 02/08/2015. O significado de Indie está na categoria: Expressões em Inglês