Significado de Inerte

O que é Inerte:

Inerte é característica daquilo ou de quem não possui movimento.

Inerte vem de inércia, e o adjetivo corresponde ao fato de possuir ou ocasionar a inércia, ou seja, o estado de repouso ou falta de movimento que só muda mediante a ação de alguma força externa.

Descubra mais sobre o significado de inércia.

Por exemplo, quando se fala que alguém ficou inerte quer dizer que ficou parado, não se movimentou. Como na frase: "Quando ele viu-a, parou e ficou lá, inerte, sem reação".

No sentido figurado, o inerte pode ser entendido como aquele que está sem vontade nem forças para mudar. Alguém abatido ou em depressão. Entende-se desta maneira quando se diz que "suas perdas recentes deixaram ela inerte diante da vida".

Um objeto também pode estar inerte quando está imóvel, quando não é possível mudar de lugar. "Era só uma pedra, um objeto inerte".

Alguns sinônimos de inerte são: imóvel, parado e estático. Antônimos de inerte são: dinâmico ou ativo.

Na Química há o conceito dos materiais inertes, que são aqueles que não reagem quimicamente. Um exemplo são os gases nobres.

Lixo inerte

O lixo inerte, ou os resíduos inertes, são aqueles restos que não sofrem transformações por um longo tempo depois de descartados. Como exemplo temos os restos da construção civil, como entulhos.

Data de atualização: 02/01/2017.