Significado de Infarto

O que é Infarto:

Infarto ou enfarte é uma necrose que se instala após interrupção prolongada do fluxo sanguíneo (isquemia), devido a algum distúrbio da circulação arterial ou venosa.

Tipos de Infarto

Infarto Branco

É uma obstrução arterial em órgãos como coração, rins, baço e cérebro, que possuem pouca circulação colateral.

Infarto Vermelho

Infarto vermelho é uma área avermelhada devido à intensa hemorragia, que ocorre em órgãos frouxos como o pulmão, com intensa circulação colateral.

Este tipo de infarto pode ser causado por obstrução arterial ou venosa.

Infarto Agudo do Miocárdio

Infarto agudo do miocárdio ou "ataque cardíaco" é a morte das células de uma porção do músculo do coração, resultante da oferta inadequada de oxigênio para esse órgão.

Geralmente é causado pela interrupção súbita e intensa do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos que transportam o sangue para o músculo cardíaco.

A principal causa de infarto agudo do miocárdio é a aterosclerose, que é a deposição de placas de gordura nas paredes das artérias coronárias. Quando uma dessas placas se rompe, ocorre a formação de um coágulo que acaba interrompendo o fluxo sanguíneo.

O infarto também pode ser causado por uma contração súbita da parede da artéria que interrompe a circulação sanguínea ou ainda pode decorrer do desprendimento de um coágulo formado dentro do coração que fica alojado dentro da artéria coronária.

A localização do infarto depende da artéria obstruída, pois cada artéria coronária irriga uma área do coração.

O principal sintoma do infarto agudo do miocárdio é a dor no centro do peito, que geralmente irradia para o braço esquerdo, para a mandíbula ou para as costas.

Data de atualização: 03/06/2014.