Significado de Ínfimo

O que é Ínfimo:

Ínfimo é um adjetivo que qualifica algo que apresenta um valor muito reduzido e de pouca importância, seja a respeito do tamanho ou da significância.

A partir do ponto de vista material ou físico, quando se diz que determinada coisa é ínfima, significa que possui um tamanho, peso, dimensão, volume ou força diminuta, quase inexistente por ser tão insignificante.

Costuma-se utilizar este adjetivo também como modo de caracterizar uma situação de pouca importância.

Exemplo: “Antes de sair de casa, eles tiveram uma discussão ínfima sobre o controle remoto” ou "Eu recebo um salário ínfimo".

Os principais sinônimos de ínfimo são: menor, mínimo, miúdo, baixo, microscópico, diminuto, inferior, insignificante, insuficiente, ignóbil e mísero.

Os principais antônimos de ínfimo são: supremo, enorme, grandioso e colossal.

Saiba mais sobre o significado de ignóbil.

Ínfimo e Supremo

Ambos os termos são considerados adjetivos e antônimos na língua portuguesa, pois possuem significados completamente opostos.

Enquanto ínfimo está relacionado com tudo aquilo que apresenta pouca importância, seja fisicamente ou significativamente, a palavra supremo sugere o ponto mais elevado, importante e significativo de determinada coisa.

Na matemática, supremo e ínfimo são conceitos que estão intimamente relacionados, mas que possuem conceitos diferentes.

O ínfimo de um conjunto, por exemplo, consiste no menor elemento que pertence a este grupo, enquanto o supremo é o oposto: o número mais elevado que se apresenta num conjunto.

Data de atualização: 04/01/2016.