Significado de Informal

O que é Informal:

Informal é um adjetivo de dois gêneros, que descreve algo ou alguém que não é formal ou uma situação em que não existe formalidade.

Uma pessoa informal é uma pessoa descontraída, que não segue regras rígidas. Também é uma palavra usada para descrever situações onde há cumplicidade, confiança ou familiaridade. Ex: O almoço de domingo com a minha família é sempre bom porque o ambiente é muito informal.

Além disso, a palavra informal também pode indicar uma forma de se vestir. Por exemplo, na maior parte dos contextos, vestir calça jeans e uma camiseta é se vestir de modo informal. Em alguns contextos laborais, os trabalhadores são obrigados ou encorajados a se vestirem de maneira formal, com terno e sapatos, por exemplo.

A linguagem informal é um tipo de linguagem usada em alguns contextos quando existe confiança entre os interlocutores, sendo bastante comum entre amigos e familiares. Por outro lado, a linguagem formal costuma ser usada em muitos contextos laborais, sendo uma linguagem cuidada, rigorosa e muitas vezes com termos técnicos ou jargão específico da profissão em questão.

No âmbito das artes, a palavra informal pode descrever um artista que segue o informalismo, um movimento artístico que surgiu nos anos 40 do século XX e que teve origem em artistas como Kadinski, Jackson Pollock e Jean Fautrier. O informalismo é caracterizado por ser contrário à estruturação formal e preconcebida da obra de arte.

Trabalho informal

Trabalho informal é a designação dada a um tipo de trabalho em que não existe um acordo escrito como um contrato. Além disso, o trabalhador informal não tem carteira profissional assinada e normalmente não tem um salário fixo nem férias pagas. As condições do trabalho informal são bastante precárias, porque o trabalhador tem poucos direitos.

Este é o caso de algumas pessoas que trabalham como camelô, por exemplo, uma atividade que é frequentemente descrita como comércio informal.

Data de atualização: 28/03/2014.