Significado de Infraestrutura

O que é uma Infraestrutura:

Infraestrutura é um substantivo feminino que indica a base ou estrutura invisível que suporta uma construção.

Esta palavra é formada através da junção de infra + estrutura, sendo que infra significa interior ou inferior. Ex: O prédio caiu porque a sua infraestrutura era muito frágil.

A expressão infraestrutura urbana designa os serviços ou obras públicas que fazem parte de um ambiente urbano, como por exemplo: rede de energia elétrica, rede de saneamento básico, rede de gás, edifícios utilizados para fins públicos, etc.

No âmbito da Sociologia, Karl Marx descreveu as infraestruturas como os fenômenos econômicos que suportam qualquer sociedade. Além disso, as infraestruturas também são a base das superestruturas, que podem ser instituições ou estruturas relacionadas com a filosofia, religião, o direito, etc.

Além disso, a palavra infraestrutura pode indicar os elementos centrais e fundamentais de alguma doutrina, partido político, filosofia, etc.

Infraestrutura ou infra-estrutura

Muitas pessoas têm dúvida quanto à forma correta de escrever esta palavra, mais concretamente entre infraestrutura e infra-estrutura.

Segundo o novo acordo ortográfico, o hífen é suprimido quando a vogal do prefixo é diferente da vogal da palavra seguinte. Assim, a forma correta é infraestrutura.

Data de atualização: 18/12/2014.