Significado de Insanidade

O que é Insanidade:

Insanidade é o substantivo feminino que significa loucura, demência, doidice, insânia. Também pode servir para indicar a condição de uma pessoa insensata ou insana.

Confira o significado de insano.

Uma famosa citação sobre a insanidade é da autoria de Albert Einstein, que afirmou: Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

No âmbito da psicologia a insanidade mental consiste em um estado de fragilidade e confusão da mente. A insanidade mental pode ser resultado de uma psicose e pode se manifestar através de paranoia, depressão, melanconlia, etc.

Na área do direito, em processos penais, alguns réus alegam insanidade mental no momento do ato que está sendo julgado. Assim, essas pessoas afirmam que não tinham noção da consequência da sua atitude. A insanidade mental pode ser permanente (alguém que sempre teve um transtorno psicológico) ou temporária (que é fruto de algum acontecimento traumático e ocorre durante um intervalo de tempo limitado). Nestes casos, psiquiatras e psicólogos forenses estudam o caso para determinar se a inimputabilidade do indivíduo é justificada.

Data de atualização: 25/07/2019.