Significado de Insidioso
O que é Insidioso:
Insidioso é um adjetivo na língua portuguesa que define algo ou alguém que é traiçoeiro, sorrateiro, enganador ou falso.
Etimologicamente, a palavra "insidioso" surgiu a partir do latim insidiosus, que é utilizada quando determinado procedimento aparenta ser benéfico, mas na realidade não é. Uma situação insidiosa pode também ser chamada popularmente de "cilada", pois trata-se de algo que tem um perfil enganoso, apresentando a princípio uma imagem positiva ou de interesse para uma pessoa, mas que na verdade acaba sendo maléfica e negativa para esse mesmo indivíduo, que se sente enganado.
No âmbito jurídico, um crime é considerado "insidioso" quando é cometido sob a condição de traição, ou seja, camuflado pelo seu praticante, como por exemplo o uso de venenos ou de outros meios traiçoeiros. Já um crime "cruel" é aquele praticado com atos de crueldade. O homicídio doloso (quando há intenção de matar) pode ser classificado como um crime cruel, quando existem traços de violência física ou tortura, por exemplo.
Saiba mais sobre o significado de Homicídio doloso e culposo.
Um erro bastante comum está na forma como a palavra insidioso é escrita. A grafia correta é com "s" - insidioso - e não com a letra "c" - "incidioso".
Em um sentido figurado, o termo insidioso também é empregado para se referir às doenças que inicialmente não aparentam gravidade, com aparência de serem benignas, mas que com a evolução da enfermidade e surgimento dos sintomas tornam-se altamente perigosas. O câncer e a AIDS são exemplos de doenças insidiosas.
Sinônimos de insidioso
- capcioso
- pérfido
- traiçoeiro
- falso
- enganoso
- ardiloso
- desleal