Significado de Insistência

O que é Insistência:

Insistência significa aquilo que é persistente, ou o efeito daquilo que é tentado com afinco, que se quer muito. A palavra insistência é um substantivo feminino que vem do verbo insistir. 

A insistência é o contrário de desistir. Como por exemplo, na frase "a insistência foi tanta, que ele acabou comprando o que o vendedor oferecia". Ou seja, o vendedor tentou tanto efetuar a venda, foi tão insistente, que ganhou pela insistência e o comprador acabou cedendo à transação.

A insistência no amor é a crença de encontrar o amor apesar das adversidades, de continuar investindo em relacionamentos a fim de ter o sentimento correspondido.

Entre os sinônimos de insistência estão as palavras perseverança, persistência, empenho e também teimosia, apego, birra e teima.

Em inglês, insistência é insistence. E a frase "desculpe a minha insistência", utilizada antes de refazer um pedido formal, por exemplo, é traduzida como "forgive me for insisting".

Insistência e Persistência

A palavra insistência carrega um significado um pouco negativo, associado à teimosia. Aquele que insiste muito pode ser teimoso, tornar-se chato.

Enquanto que a persistência é mais associada à qualidade daquele que persiste, que resiste às dificuldades para conseguir o que quer.

Saiba mais sobre o significado de persistência.

Data de atualização: 15/11/2016. O significado de Insistência está na categoria: Geral