Significado de Intercâmbio

O que é Intercâmbio:

Intercâmbio é o ato de viajar para outro país e residir nele durante um tempo previamente determinado, com a finalidade de estudar, trabalhar ou adquirir conhecimentos relativamente à cultura local.

O conceito original do programa de intercâmbio está relacionado com a troca. Anteriormente, o processo consistia em uma troca de residências entre pessoas de países distintos, por exemplo, um estudante brasileiro ia morar um tempo na casa de um estudante italiano e esse estudante italiano ia morar um tempo na casa do estudante brasileiro. Atualmente, o conceito já é mais abrangente e não requer necessariamente que haja uma troca, mas sim o planejamento de uma experiência (de estudo, trabalho ou lazer) no exterior.

Como fazer um intercâmbio

A forma mais segura é através de uma agência de intercâmbio. As agências têm programas de intercâmbio de diferentes preços e que variam de acordo com a faixa etária e os objetivos dos interessados. Além disso, há toda uma equipe especializada que pode ajudar com informações sobre tudo o que é preciso para fazer intercâmbio, como por exemplo:

  • documentos necessários (incluindo vistos)
  • características de cada programa de intercâmbio
  • tipo de moradia mais adequado para o programa pretendido (casa de família, residência estudantil, apartamento, etc.)
  • melhor destino para fazer o intercâmbio consoante os objetivos do interessado

Principais tipos de intercâmbio

Um intercâmbio é sem dúvida um marco na vida de qualquer pessoa. Trata-se de um investimento de tempo, dinheiro e, muitas vezes, de expectativas também. Por esse motivo, é fundamental que haja um plano definido antes de uma tomada de decisão. É importante, por exemplo, que o interessado esteja a par do leque de opções de intercâmbio do qual dispõe e principalmente no que cada uma dessas opções consiste. Vejamos abaixo alguns exemplos:

Intercâmbio estudantil

Modalidade cujo objetivo é o estudo. As opções mais procuradas costumam ser os cursos de idioma (incluindo os preparatórios para exames de proficiência) e os cursos de especialização profissional.

Intercâmbio de trabalho

É a opção escolhida por quem deseja exercer uma atividade remunerada temporária no exterior. Uma das opções mais conhecidas é o intercâmbio Au Pair, que é um programa governamental remunerado onde a pessoa interessada concorre ao cargo de babá. Geralmente essa função é oferecida a mulheres, mas já é possível encontrar agências que aceitam a candidatura de homens. Quem acaba por ser escolhido tem a função de cuidar de toda as rotinas e hábitos da criança da respectiva família de destino, desde ir levar e buscar na escola até a higiene, acompanhamento em atividades como passeios, etc. É um programa que tem a duração mínima de um ano e inclui acomodação e refeições na residência da respectiva família.

Intercâmbio estudantil e de trabalho

Com esta modalidade, o interessado pode conciliar a vida estudantil com um emprego ou eventualmente um estágio. É uma das formas mais procuradas pois permite que o estudante adquira uma determinada renda para ajudar nos custos do dia a dia.

Intercâmbio cultural

Através deste tipo de intercâmbio o viajante adquire conhecimentos relativamente ao idioma, aos costumes e às tradições locais. Nessa modalidade, o interessado fica hospedado na casa de uma família natural do local.

Intercâmbio em família

Programa personalizado para cada membro de uma mesma família. Todas as atividades são planejadas de acordo com a idade de cada participante. É ideal para os responsáveis que queiram viver a experiência do intercâmbio juntamente com os jovens.

Custos de intercâmbios

Os preços variam muito consoante a duração do programa e o país de destino e por isso é muito importante ter em conta principalmente o custo de vida no local de destino antes de escolher uma opção.Também é possível escolher entre vários programas com ou sem estadia incluída, o que certamente irá se refletir no custo final.

Duração de intercâmbios

Não existe uma regra para definir um período único de duração de um intercâmbio. A oferta do mercado é bastante ampla, o que dá muitas opções aos interessados. O que define o período de duração é a finalidade do intercâmbio e, sendo assim, cabe ao interessado decidir o quanto pode investir. 

Depois de reunidas todas as informações sobre como funciona um intercâmbio, basta cada um decidir a melhor opção para si mesmo e partir para a aventura!

Data de atualização: 23/03/2018. O significado de Intercâmbio está na categoria: Geral