Interdisciplinaridade

Publicado em

O que é a interdisciplinaridade:

A interdisciplinaridade pode ser definida como uma tentativa do homem de propor a interação entre conhecimento racional e o conhecimento sensível, através da relação entre saberes diferentes, mas que são fundamentais para o sentido da vida.

Este movimento de interação pode ser bem observado no processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, pois são dois campos distintos onde a interdisciplinaridade se faz muito presente. Outro exemplo de onde ele pode ser observado são nas escolas, onde cada vez mais as disciplinas trabalham de maneira integrada.

Ela então propõe o estudo de um determinado objeto que se encontra em construção constante e que é passível de análises comparativas com materiais contemporâneos sobre o tema até que este esteja melhor conceituado, desenvolvido e articulado. Ela também propõe este estudo através da mistura entre teoria e prática.

A interdisciplinaridade também pode ser substituída por palavras como multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade, pois todas estas possuem um contexto que possibilita entender a divisão dos estudos científicos em áreas do conhecimento e podem ser superadas pela unificação destes saberes.

Veja também o significado de interdisciplinar.

Interdisciplinaridade na escola

No âmbito escolar, a interdisciplinaridade é a maneira mais fácil de ser observada na prática. Ela é a responsável por promover as relações entre duas ou mais disciplinas, ou ramos do conhecimento neste contexto.

Para tal, é preciso refletir sobre as especificidades de cada disciplina e nas interligações que ela pode fazer com outras, de maneira que esta relação promova o diálogo entre os seres humanos e o conhecimento científico. Um exemplo prático são as feiras de ciências ou culturais promovidas pelas escolas, onde os alunos explicam sobre um determinado assunto que integrem duas ou mais disciplinas das quais eles estudam regularmente, além de trazer o conhecimento teórico para quem visita à escola nestes eventos.

Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade

O conceito de interdisciplinaridade muitas vezes se assemelha e até é substituído pelos conceitos de multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade, porém eles têm propostas diferentes de unificação dos saberes.

A multidisciplinaridade se dá quando existe mais de uma área de conhecimento ligada a um determinado projeto ou pesquisa, onde cada uma mantém seus métodos e teorias em busca de um objetivo comum. Já a transdiciplinaridade trata de um complexo de integração contínua dos conhecimentos, onde não há segmentação das disciplinas e todo o conhecimento é baseado nas relações interdisciplinares.