Significado de Interligado

O que é Interligado:

Interligado quer dizer daquilo ou daquela coisa que está relacionada entre si. É um adjetivo e corresponde ao que foi conectado entre duas ou mais partes.

Pode ser substituído, como sinônimo, por integrado, entreligado e relacionado.

O termo é usado para determinar áreas conectadas de empresas, por meio de sistemas de informação, como no exemplo: "a empresa de segurança possui sistemas interligados". O uso da palavra interligados aqui quer dizer que os sistemas se comunicam entre eles, sem a necessidade de emissão manual de informação de um dispositivo para o outro, ou ocorrência de erros ou problemas pelo não abastecimento das informações. Dados interligados são aqueles que são, por exemplo, coletados em um maquinário e que automaticamente aparecem em outro para então serem classificados.

A palavra interligado é formada pelo prefixo de origem latina, inter, que quer dizer posição intermediária, aquilo que está entre uma coisa e outra. O inter estabelece o modo da ação de ligar, marcado pelo termo "ligado". A junção dos dois em interligado representa aquilo que foi ligado em um determinado espaço temporal ou físico.

Diferença entre ligado e interligado

Ligado é aquilo que está unido, conectado à corrente elétrica, ou relacionado. Mas sem uma interrelação, e portanto não pode substituir a palavra interligado, pelo menos não sem prejuízo na interpretação.

Seguindo o exemplo aplicado aos serviços de segurança, podemos dizer que "a empresa de segurança possui sistemas interligados, que estão ligados ao sistema elétrico". Ou seja, os dispositivos que fazem o monitoramento comunicam entre si e o banco de dados. São integrados, e ainda, por sua vez, ligados à corrente elétrica. Se dissermos que os sistemas estão simplesmente ligados, teremos a ideia de que eles estão acionados, e não trocando informações

Atualizado em