Significado de Interregno

O que é Interregno:

Interregno significa o intervalo entre reinos, ou seja, a lacuna entre dois reinados, quando não há um substituto imediato para ocupar o título de rei.

O período de tempo que se sucede entre a morte ou renúncia de um papa da Igreja Católica Romana até a escolha de outro também é chamado de interregno. No entanto, a expressão mais utilizada para classificar este estado é Sede vacante ou Sé vacante.

Etimologicamente, interregno se originou a partir do latim interregnum, termo que tem o sentido de “tempo decorrido entre a morte do rei e a eleição de um novo”.

No sentido figurado da palavra, interregno pode significar sinônimo de pausa, interrupção, intervalo ou parada de algo (um processo, por exemplo).

Com a queda do número de países com sistemas monárquicos no mundo, a palavra interregno passou a representar o intervalo compreendido entre dois fatos de qualquer natureza.

Interregno democrático

Período que caracteriza a ausência do regime democrático em determinado Governo.

O Brasil viveu um interregno democrático entre os anos de 1945 e 1964 (a Terceira República), quando a democracia começa a ser ameaçada pelas tentativas de um golpe militar, que em 31 de março de 1964 foi concretizado, dando início a Ditadura Militar. 

Ver também: o significado da Democracia.

Data de atualização: 23/03/2016. O significado de Interregno está na categoria: Geral