Significado de Intranet

O que é Intranet:

Intranet é uma rede de computadores de acesso exclusivo de uma empresa ou corporação. A intranet é usada pelas empresas para armazenamento de informações e é um importante veículo de comunicação entre seus funcionários.

Esse termo foi usado pela primeira vez em 1995, em um artigo técnico de Stephen Lawton, publicado na Digital News & Reviews.

Para que serve a intranet?

A intranet é uma rede de computadores utilizada para comunicação interna da equipe de uma corporação. Ao acessar a intranet de uma empresa, os funcionários recebem comunicados, trocam informações com outros departamentos e consultam dados necessários para o desempenho de suas atividades.

A intranet facilita a comunicação e centraliza as informações da empresa em apenas um ambiente, proporcionando maior agilidade nos processos e na interação entre os funcionários.

As empresas podem disponibilizar em sua intranet informações sobre: a rotina da empresa, pagamento dos funcionários, abertura de vagas internas, eventos promovidos pela empresa e orientações sobre os processos e fluxos de trabalho, por exemplo.

Também é possível que se crie na intranet um chat para conversas instantâneas entre os funcionários, tornando o ambiente empresarial mais dinâmico e ágil.

Como na intranet se armazenam grandes quantidades de informações sobre a empresa, há padrões de segurança para impedir que a rede seja acessada por pessoas não autorizadas e os funcionários precisam de login e senha para ter acesso à rede.

A intranet pode ou não estar conectada à internet. Se ela estiver conectada, além de ser acessada nas dependências da empresa, os funcionários podem acessá-la de outros computadores, desde que tenham a devida permissão.

Veja também o significado de internet.

Diferença entre intranet e internet

A internet e a intranet são redes de computadores que utilizam o protocolo TCP/IP, um protocolo de envio e recebimento de dados. Essa é uma linguagem utilizada para que as diferentes máquinas conectadas possam se comunicar.

A internet é a rede mundial de computadores, ela é pública e pode ser acessada por todos, basta ter um aparelho com acesso à internet. A intranet, por sua vez, é de uso restrito, pois apenas os funcionários da empresa terão credenciais para acessá-la.

Diferença entre intranet e extranet

A extranet pode ser entendida como uma extensão da intranet, pois é uma rede que utiliza dados e informações da intranet e permite o acesso de terceiros, como fornecedores, clientes e parceiros.

A extranet tem como objetivo auxiliar na comunicação e na troca de informações entre esses diferentes agentes, facilitando os processos de vendas, distribuição e compras, por exemplo.

A extranet é um ambiente com quantidade restrita de informações. Por razões de segurança, nem todas as informações contidas na intranet são estendidas à extranet, apenas aquelas que são necessárias para o relacionamento com os terceiros.

Veja mais sobre WWW e web.

Data de atualização: 20/09/2019.