Significado de Inzoneiro

O que é Inzoneiro:

Inzoneiro é um adjetivo e substantivo masculino da língua portuguesa e significa afetado, enredador, intriguista, mexeriqueiro e sonso.

Um indivíduo inzoneiro é uma pessoa conhecida por provocar intrigas, que é mentirosa e manhosa.

Quanto à grafia, também é correto escrever "enzoneiro". Inzoneiro é uma pessoa que faz inzonas para crianças, ou seja, mente e causa intrigas com e entre crianças. Além de significar embuste e intriga, uma inzona também pode designar um brinquedo que é usado para enganar crianças.

Muitas pessoas acreditam que o termo inzoneiro está relacionado com a palavra onzeneiro ou onzenário, que designa uma profissão em que um indivíduo emprestava dinheiro e cobrava juros de 11% às pessoas a que emprestava dinheiro. Um onzeneiro era uma espécie de agiota, uma profissão que não era bem vista aos olhos da maioria. Isso talvez explique o sentido depreciativo da palavra inzoneiro.

Mulato Inzoneiro

A palavra inzoneiro está também ligada a uma das músicas brasileiras mais famosas da MPB. Na música "Aquarela do Brasil", composta por Ary Barroso, é possível ouvir: Brasil, meu Brasil Brasileiro / Meu mulato inzoneiro. Esta é uma referência à miscigenação que caracteriza o Brasil.