Significado de Ioga

O que é Ioga:

Ioga ou yoga é um sistema de técnicas, disciplinas e filosofias utilizadas para o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito. É baseado na filosofia hindu, sendo também praticado no budismo.

A palavra ioga tem origem no sânscrito que significa "união" e tem como objetivo nos unir com a nossa natureza superior, em um processo de reintegração e de iluminação da consciência. A prática do ioga é baseada no Sankhya, um dos sete sistemas doutrinários ortodoxos do hinduísmo.

Não é possível determinar com exatidão qual a data de origem do ioga. No entanto, se acredita que surgiu entre o século I a.C. e o século V d.C. Os fundamentos teóricos são atribuídos a Patanjali, com técnicas relativas ao yama (domínio moral) e samadhi (meditação completa).

O ioga é muito conhecido pelas suas posturas ou posições, sendo uma das mais conhecidas a postura de lótus, onde a pessoa se senta com as pernas cruzadas. No ioga também é importante o pranayama, técnicas para controle da respiração.

Vários autores e figuras importantes do ioga afirmam que algumas linhas do ioga praticadas no ocidente (ioga moderno) estão desvirtuadas, porque só se concentram no aspecto físico.

O ioga pode apresentar vários benefícios para o seu praticante, porque promove o equilíbrio entre o corpo e a mente, assim como o bem-estar geral.

Ioga ou yoga

Apesar de em português se aceitar a forma escrita ioga (com as letras "i" e "o" abertas), alguns eruditos desta prática afirma que a forma correta de acordo com o sânscrito é yoga, devendo ser pronunciada com o "o" fechado, ou seja, yôga.

Data de atualização: 10/11/2014.