Significado de Ionizante

O que significa Ionizante:

Ionizante é o adjetivo do âmbito da Física que indica a capacidade de ionizar, ou alguma coisa que ioniza.

A ionização é um fenômeno natural, que consiste na ação de um elemento ionizante. Os átomos são eletricamente neutros, mas quando são sofrem alterações ionizantes ficam eletricamente carregados, ganhando ou perdendo elétrons, e se transformam em íons.

Assim, uma energia ionizante altera a matéria, modificando as moléculas. Quando um átomo perde elétrons, fica com carga positiva (cátião) e quando ganham elétrons, ficam com carga negativa (ânion).

Quando ocorre uma forte carga ou radiação ionizante sobre átomos de seres vivos, existe uma alteração molecular que pode comprometer a sua existência.

Saiba mais sobre os Íons.

Radiação ionizante e não ionizante

A radiação ionizante difere da não ionizante não apenas pela sua natureza mas pela quantidade da energia libertada. A radiação ionizante é forte o suficiente para causar ionização, o que não acontece no caso da radiação não ionizante.

No âmbito da medicina, a radiação ionizante começou a ser usada no fim do século XIX para tratar algumas doenças. Mesmo nos dias de hoje, a radioterapia usa radiação ionizante para tratamento de tumores.

É importante referir que a exposição excessiva do ser humano a radiações ionizantes pode ter efeitos graves, provocando câncer ou matando células. Dependendo do nível de exposição, o indivíduo pode ter sintomas como vômitos, anemia, ou em casos extremos pode morrer em poucas horas.

Alguns exemplos de radiação ionizante são: raios-x, raios alfa, raios gama, etc.

Por outro lado, as radiações não ionizantes são mais fracas e estão presentes no dia a dia. Alguns exemplos são a luz. radiações micro-ondas, radiações emitidas pelo celular, raios infravermelhos, etc.

Data de atualização: 17/12/2017. O significado de Ionizante está na categoria: Ciência