Significado de Ionizar

O que é Ionizar:

Ionizar é a ação de separar ou converter em íons. Na área da Química, íon, iônio ou ionte é uma partícula, átomo ou molécula eletricamente carregada. É qualquer parte de um átomo ou de molécula deslocada pela aplicação de uma energia.

Ionizar é o processo de transformar átomos de carga neutra em seus respectivos íons. A energia necessária para essa transformação varia conforme o elemento.

A formação de íons de átomos ou moléculas pode ocorrer de vários modos. Em certas reações químicas o processo de ionizar ocorre por transferência de elétrons.

Todo átomo é eletricamente neutro, uma vez que possui o mesmo número de prótons e elétrons. Da mesma forma, as substâncias formadas por grupos de átomos também possuem equilíbrio de carga elétrica, sendo eletricamente neutras,

Porém, no momento em que um átomo ou grupo de átomos perde ou ganha elétrons, ele deixa de ter a neutralidade e se converte em íons. Ao perder elétrons, o átomo ou grupo de átomos ficará com a carga positiva e se ganhar elétrons a carga será negativa.

Por exemplo, os átomos de cloro reagem com átomos de sódio para formar cloreto de sódio, com transferência de elétrons do sódio para o cloro, formando íons de sódio (Na +) e íons de cloro (Cl -).

Saiba mais sobre os Íons.

Data de atualização: 17/12/2017.