Significado de Ionosfera

O que é Ionosfera:

Ionosfera é uma das camadas da atmosfera terrestre, caracterizada por conter cargas de íons e elétrons e por abranger entre os 60 km e 500 km de altitude.

A ionosfera – também conhecida por termosfera – está localizada entre a mesosfera e a exosfera. Esta camada da atmosfera é constantemente ionizada devido a radiação que recebe dos raios côsmicos e solares.

Por este motivo, a ionosfera possui uma variação de temperatura bastante severa, variando dos -70º C aos 1.500ºC.

Na ionosfera os elétrons se movem muito mais livremente, devido a baixa densidade dos gases existentes nesta camada. Por este motivo, a ionosfera é uma ideal corrente condutora de eletricidade, assim como ondas de rádio e de televisão.

Alguns fenômenos bastante interessantes acontecem na ionosfera, como a aurora polar, que são faixas de luzes coloridas provocadas pela radiação ultravioleta e por partículas carregadas de eletricidade.

Saiba mais sobre o significado de Aurora Boreal.

Camadas da Ionosfera

A ionosfera é formada por quatro principais camadas: D, E, F1 e F2. 

  • Camada D: está mais próxima do solo e é a que possui menos energia iónica, no entanto é a que mais absorve energia eletromagnética.
  • Camada E: localizada acima da D e abaixo da F1, e sua particularidade é a intensificação que sofre ao receber raios solares em sentido perpendicular.
  • Camada F1: possui uma função de refletora de determinadas frequências radiofônicas, por exemplo.
  • Camada F2: consiste na principal camada de reflexão das frequências de comunicação, conseguindo-as transmitir para milhares de quilômetros. 

Ver também o significado de atmosfera

Data de atualização: 30/09/2015.