Significado de Íons

O que são Íons:

Íons são um componente químico que resultam do processo de perda ou ganho de elétrons por meio de reações eletricamente carregadas.

Este componente químico aparece nas reações a partir da necessidade do átomo de ter a mesma quantidade de prótons e elétrons.

Cátion e Ânion

O íon é classificado de acordo com a carga elétrica que recebe. Se esta carga for negativa, ele é classificado como ânion, que é atraído pelo ânodo, elétrodo através do qual a carga elétrica positiva flui para o interior de um dispositivo elétrico polarizado.

Já se a carga for positiva, o íon é classificado como cátion e é atraído pelo cátodo, elétrodo que  que a corrente elétrica abandona um aparelho elétrico polarizado.

Os íons também podem ser denominados conforme o número de íons recebidos. É o caso do magnésio (Mg2+), que é chamado de cátion bivalente ou simplesmente íon bivalente positivo, ou o flúor (F-), que é chamado de ânion monovalente ou íon monovalente negativo.

Ligação iônica

Os íons também podem fazer ligações entre íons positivos e negativos. Esta é a chamada ligação iônica, onde tem-se como exemplo o que ocorre na formação do cloreto de sódio, o sal de cozinha. Neste caso, o sódio (Na+) se liga ao cloro (Cl -), conforme a reação abaixo:

Na+ + Cl- → NaCl 

Potencial de ionização

O íon também precisa de uma energia mínima para que um elétron seja retirado da sua eletrosfera, sobretudo quando ele se encontra em estado gasoso e não sofreu qualquer estímulo. Este é o chamado potencial de ionização.

Desta forma, quanto maior for a energia que o átomo recebe, menor será a tendência dele se tornar um cátion (íon positivo).

Os halogênios são os elementos que apresentam os maiores potenciais de ionização. Ao contrário dos metais, em geral.

Veja também o significado de Ionizar e Ionizante.

Data de atualização: 18/12/2017. O significado de Íons está na categoria: Ciência