Significado de Ipanema

O que significa Ipanema:

Ipanema é o nome de um bairro no Rio de Janeiro. É considerado um bairro nobre, que tem uma das praias mais conhecidas do mundo.

Quanto ao seu significado, a palavra Ipanema tem origem no idioma indígena tupi, podendo significar "lago fedorento", "rio imprestável" ou "água imprópria para nadar e para pescar". Alguns autores indicam que esse nome está relacionado com José Antônio Moreira, que tinha o título de Conde de Ipanema. De acordo com essa versão, o filho do Conde de Ipanema, fez o loteamento daquela área e atribuiu esse nome para homenagear o seu pai.

Também conhecida pela praia do Arpoador e pelo seu calçadão, Ipanema é um ponto turístico com vários bares e restaurantes e uma vida noturna vibrante.

Garota de Ipanema, a música internacionalmente famosa e uma das mais conhecidas da MPB, foi composta por Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Esta música aumentou a popularidade do bairro de Ipanema, pois refere a beleza de uma "moça do corpo dourado" que passeia pelo bairro. A música reforça a ideia que Ipanema é um bairro bem frequentado, com pessoas com boa aparência.

Data de atualização: 23/10/2014.