Significado de IPVA

O que é IPVA:

IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, um imposto estadual com o objetivo de arrecadação sobre os automóveis, independe de qual tipo de veículo for (motos, carros, ônibus, caminhões, etc.)

O IPVA é um imposto que somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo, não possui relação com o governo federal. A arrecadação é feita por cada estado, sendo que por norma, metade do total arrecadado é destinado ao próprio estado e a outra metade pertence ao município onde o veículo foi registrado.

A alíquota do IPVA varia em cada estado (entre 1% e 6%), é determinado com base valor do veículo calculado pela tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O objetivo do IPVA é arrecadar dinheiro, e esse imposto é cobrado apenas de veículos que circulam em terra, ou seja, não compreende nenhum outro tipo de automotivos, como barcos, lanchas, etc.

O IPVA é cobrado anualmente, e não tem relação nenhuma com a situação das estradas, ou das ruas, ele é apenas de uso fiscal. Por ser um imposto, não há uma destinação específica sobre o que é arrecadado.

O IPVA pode ser pago à vista ou em parcelas, cada estado define o valor da alíquota, as datas e as opções para o pagamento.

Data de atualização: 03/09/2021.