Significado de Irmandade

O que é Irmandade:

Irmandade é um substantivo feminino que define, entre outros significados, a relação de parentesco entre irmãos.

A palavra irmandade também está fortemente relacionada com o conceito de fraternidade, ou seja, a comunhão e boa relação entre as pessoas que desenvolvem sentimentos afetuosos entre si, como se fossem irmãos ou membros de uma mesma família.

O conceito de irmandade ainda pode ser entendida como uma associação, grupo ou confraria que se baseia em doutrinas ou preceitos religiosos, como por exemplo: Irmandade de Nossa Senhora do Carmo ou Irmandade Sagrado Coração de Jesus.

Uma irmandade não precisa estar necessariamente relacionada com a religião ou doutrinas do tipo, podendo ser apenas um grupo de pessoas que se reúnem em prol de um mesmo objetivo, com determinado nível de confiança entre os membros. Normalmente, as irmandades são conhecidas por possuir um caráter comunitário.

Etimologicamente, a palavra irmandade surgiu a partir do latim germanitāte.

Em inglês, a tradução da palavra irmandade para a língua portuguesa é brotherhood​ (entre membros do sexo masculino) e sisterhood (entre membros do sexo feminino).

Irmandade negra

No século XIX, os negros eram proibidos de frequentar as mesmas igrejas que os brancos, portanto, foram criados espaços exclusivamente para eles se integrarem às tradições católicas.

No entanto, foram nasirmandades negras que o processo de sincretismo religioso começou, misturando muitos aspectos do catolicismo, com o candomblé e outros rituais de origem afro-brasileiro.

As irmandades negras também funcionavam como comunidades de integração social entre os membros de uma mesma comunidade.

Irmandade Muçulmana

A Irmandade Muçulmana é uma organização política e religiosa que atua em cerca de 70 países do Oriente Médio, África e Ásia. O grupo foi fundado em 1928, no Egito, pelo professor Hassan al-Banna, com o intuito de unificar a comunidade muçulmana, "retornando" os ensinamentos do Corão e rejeitando todo tipo de influência da cultura ocidental.

A Irmandade Muçulmana, também chamada de "A Irmandade", defende o islamismo extremo e defende a implantação da sharia (as leis do islamismo) como a base para todas as leis do governo.

Alguns dos grupos islâmicos mais perigosos da atualidade, como o Hamas e a al-Qaeda, surgiram a partir de ramificações da Irmandade Muçulmana. No entanto, desde 1970, a Irmandade diz não participar de qualquer ato de violência.

O lema da Irmandade quando foi criada era "o islamismo é a solução".

Ver também o significado de Fraternidade.

Data de atualização: 22/12/2014.