Significado de Irmão

O que é Irmão:

Irmão é o grau de parentesco entre dois indivíduos que possuem o mesmo pai e a mesma mãe.

Os irmãos que compartilham apenas um dos progenitores, seja o pai ou a mãe, são chamados de "meio-irmãos".

Em grande parte das sociedades ocidentais e orientais, os irmãos normalmente crescem e desenvolvem laços fortes ao longo da vida; criam sentimentos intensos um pelo outro, como o amor, a fraternidade, o ciúme, a raiva e a hostilidade. A forma como a relação entre irmãos é construída está baseada em alguns fatores, como a educação e o modo de tratamento dado pelos pais, a personalidade de cada indivíduo, as experiências pessoais que passam longe do seio familiar e mesmo a ordem de nascimento.

No âmbito religioso, o termo "irmão" é utilizado para descrever um homem que possui as mesmas crenças religiosas e que faz parte de uma mesma congregação ou doutrina religiosa; é a forma de tratamento adotada pelos integrantes destes grupos religiosos.

Outro uso bastante comum para a palavra "irmão" é para designar um amigo muito próximo, alguém que é visto mesmo como uma irmão; como um membro da família. Muitas vezes, a expressão "irmão" neste contexto é alterada para a gíria "mano", uma forma diminutiva da palavra "irmão". Exemplo: "Ei mano, vamos jogar futebol hoje?"

O feminino de irmão é irmã. Em inglês, a palavra "irmão" é traduzido para "brother".

Veja também os significados de Brother e Cunhado.

Data de atualização: 18/12/2014.