Significado de Jaburu

O que é Jaburu:

Jaburu - aveJaburu é conhecido no Brasil como uma gíria para mulher muito feia ou pessoa que é desajeitada e esquisita, mas que também denomina uma espécie de ave (Jabiru mycteria) caracterizada por ter a plumagem do corpo branca e a cabeça negra.

Como uma gíria, jaburu é compreendido como um termo depreciativo e pejorativo, usado principalmente para insultar determinada pessoa.

A ave jaburu, por outro lado, é conhecida como o símbolo da região do Pantanal brasileiro. Também conhecida como tuiuiú, tuiuguaçu e tuiupara, o nome da ave jaburu se originou a partir do tupi yabi’ru ou iambyrú, e significa “pescoço inchado” – devido ao fato desses animais terem esta característica.

Os jaburus são bastante comuns na América do Sul e pertencem a mesma família das cegonhas. Visualmente, estas aves podem medir mais de um metro de altura por três de envergadura (com as asas abertas), têm a plumagem predominantemente branca, mas com o pescoço e a cabeça sem penas e da cor negra, com uma pequena faixa vermelha na base do pescoço.

Os jaburus se alimentam de pequenos mamíferos, insetos, répteis, peixes e moluscos.

O significado de Jaburu está na categoria: Geral