Significado de Jacarandá

O que é Jacarandá:

Jacarandá é o nome dado para o gênero de um conjunto de árvores que constituem a família das Bignoniaceae, e cuja madeira é utilizada principalmente para a fabricação de móveis.

Etimologicamente, o nome jacarandá surgiu a partir do tupi-guarani iakarandá. Cientificamente, o termo correto para nomear este gênero do reino das plantas (Plantae) é Jacaranda Juss, em referência ao botânicoo e médico francês Antoine Laurent de Jussieu.

Existem cerca de 100 espécies de árvores do gênero Jacaranda, distribuídos principalmente pelas regiões da América intertropical e subtropical, como o Brasil, e em praticamente todos os locais de clima temperado.

O Jacarandá pode possuir várias utilizações, como a ornamentação de ambientes, devido a beleza das flores de algumas espécies, mas o principal uso está na extração de sua madeira que, em alguns lugares, é considerada de extremo valor comercial.

A espécie mais conhecida no Brasil é o Jacarandá preto ou Jacarandá rosa, que possui uma madeira com tonalidade rósea e amarelada, sendo bastante utilizado na confecção de objetos de decoração e adorno.

Algumas espécies de Jacarandá estão em risco de extinção em seu habitat natural, como é o caso do jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia). Esta espécie é comum na Bolívia, Argentina e em algumas regiões do sul do Brasil.

Veja também o significado de Extinção.

O significado de Jacarandá está na categoria: Geral