Significado de Jailbreak

O que é Jailbreak:

Jailbreak é o nome de uma técnica desenvolvida por hackers para o desbloqueio do sistema operacional iOS, permitindo a instalação de softwares não autorizados pela Apple nos dispositivos.

Os hackers instalam aplicativos não-oficiais e utilizam-no na operadora de telefonia e no país que o indivíduo quiser, assim o usuário não restringe seu uso apenas a loja oficial de aplicativos, e pode utilizar outros instaladores.

Este procedimento pode ser utilizado em quase todos os produtos desenvolvidos pela Apple com o sistema operacional iOS, como o iPhone, iPad, iPod e etc.

O principal grupo de hackers que desenvolveu um método de jailbreak foi o Dev-Team, que além de oferecer o serviço gratuitamente, não alterou nenhum código da Apple, pois é um grupo contra a pirataria.

Saiba mais sobre o significado de hacker.

O Dev-Team não distribui os arquivos modificados, mas oferece a ferramenta para que os usuários possam fazê-lo, pois acredita que não é ilegal que o dono de um aparelho modifique o produto pelo qual ele pagou.

Além de desbloquear o aparelho para ser usado em outros países e com outras operadoras, através do jailbreaké possível habilitar algumas funções como gravação de vídeo, utilizar mais de um aplicativo ao mesmo tempo, personalizar o tema do sistema operacional ou mandar mensagens multimídia.

O objetivo principal do jailbreak é dar liberdade ao usuário para que possa utilizar o seu aparelho da forma como bem entende, mas é uma prática ilegal, porque viola os direitos intelectuais do autor do sistema operacional, além de poder danificar o aparelho.

Porém, algumas organizações afirmam que se o usuário modifica o seu aparelho, não há nada de ilegal nisso, pois o aparelho pertence a quem o comprou.

A tradução livre do termo jailbreak para o português seria "fuga da prisão".

Ver também o significado de iPad.

Data de atualização: 26/11/2015.