Significado de Jegue

O que é Jegue:

Jegue é um mamífero da família dos equinos, conhecido cientificamente como Equus asinus, e costuma ser muito utilizado como animal de transporte, tração e carga, devido a sua grande resistência.

Muita gente não sabe, mas jegue, asno e jumento são sinônimos, ou seja, trata-se da mesma espécie de animal. Os diferentes nomes são usados de acordo com as regiões do país.

Os jegues medem aproximadamente 1,30 metros de altura e chegam a pesar 400 quilos

Popularmente, a palavra “jegue” ainda pode ser utilizada como um sentido figurado pejorativo, relacionada com um indivíduo que apresenta um comportamento estúpido ou teimoso.

Diferente do jegue, as mulas e burros são considerados animais de espécie diferente, gerados a partir do cruzamento de um jegue com uma égua. Quando o resultado é um macho, diz-se que é burro, mas quando nasce uma fêmea, classifica-se como mula.

No entanto, quando um cavalo fecunda um jegue fêmea (também conhecido por jumenta), dá-se o nome de bardoto ao animal que foi originado.

No Brasil, o jegue é um animal bastante popular na região nordeste. Costumam ser organizados festivais dedicados exclusivamente a estes animais, sendo que a tradicional corrida de jegues é a principal atração.

Ver também o significado de besta.

Data de atualização: 28/12/2015.