Significado de Jeito

O que é Jeito:

Jeito é uma forma de conduzir as coisas, a maneira de lidar ou de se comportar que corresponde ao jeito. 

Como por exemplo ao dizer "desse jeito ela vai longe", a pessoa dá a entender que agindo da forma como ela está fazendo vai prosperar. 

E é utilizado também em expressões como "jeito certo", que correspondem à maneira correta de executar algo, e "jeito carinhoso", sobre a forma delicada e afetuosa de tratar alguém.

O feitio de alguém ou de algo também é entendido como jeito. Como em "o jeito do nariz dela", que se refere ao formato, ao aspecto.

Existe também a expressão jeito de ser, que seria equivalente ao caráter da pessoa. A maneira como ela se comporta, age e interage.

Entre os sinônimos de jeito estão as palavras estilo, modo, prática, costume, maneira, forma. Assim como destreza, habilidade, arte, dom, capacidade e aptidão. No sentido dado pela aparência, são sinônimos aspecto, feição e ar.

Jeito ou Geito

O correto é escrever jeito. A forma geito não existe em português.

O vocábulo jeito vem do latim jactus, derivado de jacere e que significa lançar ou atirar. Por ser derivada de uma palavra originalmente escrita com a letra J, no português manteve-se assim.

Jeitinho 

No diminutivo, o jeitinho, é um termo muito utilizado para descrever uma forma alternativa de lidar com algum problema. Também pode ser chamado de gambiarra.

Como quando algo está quebrado na casa e alguém diz: "deixa assim que o fulano vem aqui dar um jeitinho". Significa que vai fazer aquilo voltar a funcionar, mas sem exatamente consertar, apenas adaptando.

Existe também o jeitinho brasileiro, que também é uma forma de resolver as coisas de maneiras alternativas, e nem sempre de forma lícita. O jeitinho brasileiro tem um significado pejorativo neste contexto, por se tratar de uma forma de burlar regras ou normas. 

Já o jeito brasileiro, sem estar no diminutivo, encontra um significado mais positivo. Corresponde a ideia de um brasileiro alegre, que gosta de festas mas também é gentil e hospitaleiro. Quando algum estrangeiro estranha determinada atitude de um brasileiro, por achá-lo expansivo ou intromissivo demais, geralmente apela-se para a justificativa do "jeito brasileiro", como característica cultural do comportamento.

Data de atualização: 30/11/2016. O significado de Jeito está na categoria: Língua Portuguesa