Significado de Jejum

O que é Jejum:

Jejum é o estado daquele que não se alimenta desde o dia anterior. É uma situação de abstinência parcial ou total de alimentos, em determinado período de tempo. Estar em jejum é estar sem ingerir nenhum alimento por longas horas. Jejuar é praticar o jejum.

O Jejum é uma prática muito usada por diversas religiões, que consiste na abstinência de alimentos, podendo ser total, onde durante um determinado período, o seguidor se abstém de qualquer alimento, ou um jejum parcial, onde em determinados dias se evita ingerir um tipo específico de alimento, para cumprir um ritual de penitência.

Para a religião católica, a Sexta Feira Santa é o dia em que os fieis devem fazer o sacrifício do jejum, e não comer carne. Para a religião, o jejum é uma forma de se abster do prazer da carne vermelha e buscar nas orações, a partilha do sofrimento de cristo, passado na cruz.

Para os judeus, o Dia do Perdão, uma das datas mais importantes do judaísmo, é festejada com a prática do jejum total e com as celebrações religiosas. O jejum é observado do por do sol de um dia, ao por do sol do dia seguinte.

Os mulçumanos fazem jejum do amanhecer ao por do sol, nos dias festivos do Ramadã, para que todos os seus pecados sejam perdoados. É considerado um tempo de renovação da fé.

No sentido figurado, estar em jejum é passar por privação ou abstenção de alguma coisa.

Data de atualização: 29/05/2014.