Significado de Jet lag

O que é Jet lag:

Jet lag é uma expressão em inglês que não possui uma tradução definida na língua portuguesa, mas é utilizada para caracterizar uma "descompensação horária" causada em um indivíduo quando troca de fuso horário.

Em alguns casos, a palavra jet lag pode ser traduzida como um sinônimo de insônia.

Etimologicamente, a palavra jet lag é formada pela união dos termos jet ("jato" ou "avião", em inglês) e lag ("atraso" ou "retardamento", em inglês). Representa uma alteração do ritmo biológico da pessoa quando faz longas viagens internacionais, caracterizada por problemas físico e psíquicos. Entre os principais distúrbios está a perturbação no ciclo do sono, com alterações dos hormônios, em especial a hidrocortisona.

O jet lag acontece porque o corpo humano está normalmente adaptado a ter uma determinada rotina em um período de 24 horas (acordar, comer, estudar, jantar, dormir e etc). Essa rotina é conhecida como "ritmo circadiano" e, quando uma pessoa muda drasticamente o fuso horário ambiente, descontrola a sincronia do corpo, fazendo-o ficar bastante confuso.

Enjoos, irritação, fadiga, insônia, prisão de ventre, e outros problemas fisiológicos podem ser alguns dos sintomas causados pelo jet lag.

Jetlag Social

A expressão jetlag social é um conceito utilizado para definir a diferença entre o "relógio biológico" de uma pessoa, ou seja, o ritmo circadiano, e o "relógio social", que define os compromissos sociais de um indivíduo ao longo do dia.

De acordo com médicos especialistas, a falta de uma boa noite de sono, alimentação e descanso, dificulta o bem-estar da pessoa ao longo dos dias, causando alguns dos sintomas característicos do jet lag (insônia, estresse, irritabilidade e etc).

O jetlag socialé uma expressão utilizada como sinônimo de estresse.