Significado de Jiboia

O que é Jiboia:

Jiboia é uma serpente de médio ou grande porte, com nome científico de Boa constrictor, pode chegar aos 4 metros de comprimento e costuma habitar as árvores de florestas úmidas, cerrados e campos da América do Sul e Central.

Da família dos boídeos, as jiboias são caracterizadas pelos seu dorso amarelado, acastanhado ou cinza. Por mais ameaçadoras que possam parecer, as jiboias não são venenosas e costumam ter um comportamento muito pacífico. Essa espécie de serpente pode viver até os 30 anos.

Durante a caça, a jiboia mata suas vítimas por constrição, ou seja, utiliza o seu grande porte e força para enrolar e pressionar a presa, apertando-a até que fique sem ar.

No total, existem cerca de onze subespécies de jiboias no planeta. No Brasil, as jiboias são encontradas principalmente na floresta Amazônica.

Etimologicamente, a palavra jiboia tem origem a partir do tupi-guarani yi'mboya, termo usado pelos indígenas para nomear uma espécie de cobra grande que vivia nas árvores.

Após o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra jiboia deixou de ser acentuada, ou seja, a atual forma correta de escrever é sem o acento. Antigamente, jiboia se escrevia com acento agudo na sílaba "oi" (jibóia).

No ramo da botânica, jiboia - Epipremnum aureum - (ou "hera do diabo", com também é conhecida) é uma espécie de planta semi-harbácea, cultivada como trepadeira e bastante utilizada para cultivos em ambientes internos, devido a sua grande capacidade de adaptação.

Data de atualização: 22/12/2014.