Significado de Joaninha

Juliana Diana
Revisão por Juliana DianaProfessora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento

O que é uma Joaninha:

As joaninhas são insetos comuns de serem vistos e chamam atenção por sua beleza. Elas têm um formato semelhante a um besouro e medem de 5 a 10 mm. Sua cor mais comum é a vermelha, mas existem joaninhas de outras cores, como amarelas, laranjas e verdes.

As joaninhas são insetos coleópteros da família Coccinellidaee. Importantes predadoras de larvas e ovos de outros insetos - principalmente dos pulgões - são consideradas muito importantes para o controle biológico na agricultura.

Características das joaninhas

As joaninhas têm corpos arredondados, antenas curtas, 6 patas e um par de asas. Um dos pares é fino e membranoso e o outro mais resistente, chamado élitros. Os élitros são a parte externa, sendo aquela que possui as cores, que geralmente são vermelhas com manchas pretas, mas suas características podem variar muito conforme a espécie.

JoaninhaJoaninha voando.

Apesar de terem poucos predadores, as cores vivas das joaninhas servem para avisar a eles que são venenosas.

Suas antenas servem como radar para encontrar alimentos, parceiros reprodutivos e também para localização espacial. Dentro da família Coccinellidae existem cerca de 6000 espécies, que se dividem em 350 gêneros.

Alimentação das joaninhas

As joaninhas são predadoras, isso quer dizer que elas se alimentam de espécies diferentes da sua. Porém, elas também podem se alimentar de outros insetos e algumas espécies podem se alimentar de plantas, ácaros e néctar.

Seu principal alimento são os pulgões, por isso elas são muito desejadas pelos agricultores, pois ajudam no controle biológico dessas pragas. As cochonilhas também são pragas que servem de alimentos às joaninhas.

Saiba mais sobre predadores.

Onde vivem as joaninhas?

As joaninhas são consideradas símbolos da diversidade, pois podem ser encontradas em diversos habitats. Como sua principal fonte de alimentação são os pulgões, são encontradas mais facilmente onde existem essas pragas.

Joaninha controle de pragaJoaninha alimentando-se de pulgões.

Reprodução das joaninhas

Existem joaninhas macho e fêmea e a fecundação de uma joaninha fêmea pode acontecer várias vezes ao ano. O número de ovos por fêmea, em cada ciclo reprodutivo, pode superar os 200.

Os ovos podem ser deixados em diferentes lugares, mas é comum que as joaninhas os coloquem próximos às suas presas, que servirão de alimento para as larvas.

Saiba quais são as características dos seres vivos.

Ciclo de vida das joaninhas

Desde a eclosão dos ovos - de 2 a 5 dias depois de serem colocados - até a fase adulta, as joaninhas sofrem uma metamorfose completa. Ao eclodirem os ovos, saem larvas que possuem um corpo alongado e são muito diferentes da joaninha que conhecemos.

Larva de joaninhaLarva de joaninha.

Após a fase larval, as joaninhas transformam-se em pupa - conhecida também por casulo. O estágio de pupa dura em média 12 dias, depois disso ela se abre e a joaninha sai na sua forma adulta, porém com seu exoesqueleto ainda mole. Quando seu exoesqueleto se endurece, a joaninha está na fase adulta e pronta para voar e reproduzir-se.

Veja também o significado de borboleta.

Data de atualização: 17/05/2019.

Juliana Diana
Revisão por Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.
Veja Também